quarta-feira, 23 de abril de 2008

Energia Nuclear / Impacto Ambiental



A energia nuclear consiste no uso controlado de reacções nucleares para obtenção de energia para realizar calor, movimento e electricidade.
Existem duas formas de aproveitar a energia nuclear para converter em calor: a fissão nuclear, onde o núcleo atómico se subdivide em duas ou mais partículas e a cisão/fusão nuclear em que dois núcleos se unem para formar um novo núcleo.
A fissão nuclear é a principal aplicação civil da energia nuclear. Este tipo de aplicação é principalmente usado em países como França, EUA, Alemanha, Brasil, Suécia, Espanha, China, Coreia do Norte, Paquistão, Índia, entre outros.
A energia nuclear permite usar os combustíveis fósseis de uma maneira menos intensiva, não lançando na atmosfera gases tóxicos e não provocando o efeito de estufa.

Desde a descoberta da radioactividade, que cientistas se preocupam evitar cada vez mais acidentes ou prejuízos para a saúde, o que ocorre com alguma frequência nas fases iniciais das investigações.
A população tem plena consciência do perigo que podem representar as radiações radioactivas, mas muita pouca gente sabe que a exposição à radiação é absolutamente natural, que faz parte do nosso quotidiano, e que existem mecanismos de defesa naturais que o nosso sistema imunitário possui, mas que também têm limites.

Nenhum comentário: