domingo, 27 de abril de 2008

Tempo de um Pesadelo


Na madrugada de 26 de Abril de 1986, o reactor nuclear número quatro de Chernobyl explodiu, libertando duzentas vezes a radioactividade das bombas de Hiroxima e Nagasáqui, provocando a morte de mais de sete mil pessoas.
Dados científicos, demonstram que mais de quinhentas mil pessoas foram afectadas pela radioactividade, o que provocou uma mudança no seu ADN.

Análises a crianças que nasceram após a explosão do reactor de Chernobyl, descendentes das pessoas que limparam o reactor da central nuclear russa, bem como os sobreviventes da explosão, registam um elevado número de mutações genéticas.
Além das perdas humanas, a radioactividade contaminou os solos e águas de cento e trinta e sete mil quilómetros quadrados de território ucraniano, Bielo-Rússia e Rússia. Chernobyl inutilizou ainda cento e catorze mil hectares de terra, quatrocentos e noventa e dois mil hectares de floresta, forçando meio milhão de pessoas a abandonarem as suas habitações.
Após uma década da explosão, a central nuclear de Chernobyl continua em actividade, pese embora o número de pessoas que ficaram sem vida ou mesmo com ela “traçada”. Em contrapartida, para redimir a situação e “homenagear” todos aqueles que perderam a vida na explosão, foi construído um sarcófago de betão em torno do reactor acidentado, para evitar que tal acontecimento se dê novamente. Porém, o sarcófago de betão que foi construído para atenuar o problema, pouco tempo após a sua construção começou a ceder, ameaçando os poucos habitantes que foram fiéis à sua cidade, de uma nova explosão radioactiva.

Testemunhos de sobreviventes, como o senhor Yuriy, o bielorruso, atenuam a situação em que vivem actualmente após uma década da explosão: “ Eu tenho catorze doenças diferentes. Chernobyl deixou-me inválido… Mas o pior é que um dia acordamos e vemos que não temos nada, nem pátria, nem casa, nem alma…!”

Um comentário:

Pegadas de uma Vida disse...

axo k foi das piores catastrofes q ja existiu :/

GENTE PARABÉNS PELO TRABALHO :P

12ºC ALÉ ALÉ xD
beijinhoO*
Pegadas de uma Vida . . .